segunda-feira, 2 de maio de 2011

Brasil é apontado como 4º maior mercado de gamers do mundo

imagem
De acordo com uma pesquisa realizada pela Newzoo, empresa internacional focada em estudos sobre a indústria de jogos, e encomendada pela empresa de jogos casuais Real Games, o Brasil conta com 35 milhões de usuários de jogos digitais. Esse número é o equivalente a 76% da população ativa na Internet de 10 a 65 anos, que é de 46 milhões de pessoas. 

Este número posiciona o País como o quarto maior mercado do mundo neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos (145 milhões de jogadores), Rússia (38 milhões) e Alemanha (36 milhões). 

Esta é a primeira vez que a pesquisa abrangeu o mercado brasileiro, onde a Real Games atua desde o ano 2000 por meio de sua subsidiária latino-americana Atrativa. Realizada junto a 20 mil pessoas em 10 países (incluindo Europa, EUA, México e Brasil), a pesquisa mostrou que o rápido avanço dos jogos online e dispositivos móveis posicionou os mercados emergentes em patamares semelhantes ao da União Européia. 

“A pesquisa quebra paradigmas e mostra uma nova realidade de mercado, sendo uma importante referência mundial e no Brasil, principalmente para os anunciantes, que estão investindo cada vez mais nos jogos digitais como uma mídia para promover seus produtos”, afirma Ronaldo Bastos, diretor executivo de América Latina da Atrativa – Real Games, que já conta com 12 milhões de usuários em toda a região, dos quais 6 milhões no Brasil. Ele ressalta que, pela primeira vez, foi mapeado o perfil destes usuários no País. 

35 milhões de usuários gastam 10 horas por semana jogando.

Outro dado muito relevante é que os 35 milhões de usuários de jogos digitais no Brasil gastam 10,7 horas por semana jogando. Esse dado inclui todas as plataformas de jogos.

Além disso, o tempo gasto com jogos, entre esses jogadores, é quase o dobro do dedicado a assistir TV – de 5,5 horas por semana. Também é bem superior ao período destinado a ouvir rádio (4 horas) ou a ler revistas e jornais (1,8 horas). E é praticamente equivalente ao tempo que gastam na Internet, de 11,3 horas por semana. Em relação à força dos dispositivos móveis (celulares e smartphones), a pesquisa mostrou que o Brasil possui 24 milhões de jogadores.

Outro paradigma que a pesquisa quebrou é o de que os brasileiros não gastam dinheiro com jogos digitais. Segundo os dados levantados o tamanho do mercado brasileiro, quase 47% dos jogadores gasta dinheiro com jogos. Mais de dois terços do orçamento para jogos são gastos diretamente online.

Fonte: GameVicio

0 comentários:

Postar um comentário